top of page

LA FIESTA TAPATUI! Conheça a maior festa da Ilha de Páscoa.


Mundialmente famosa por suas esculturas de pedra (Moais), em fevereiro a Ilha de Páscoa realiza o Tapati Rapa Nui, um festival que celebra a vibrante cultura local.

Tradicionalmente, a população se divide em dois grupos para competir por 9 dias para eleger sua representante como a Rainha do Rapa Nui.

Um dos eventos mais aguardados é o Haka Pei, com as seguintes regras: o participante deve subir ao topo de um vulcão de mais de 300m de altura e, trajando apenas uma tanga, descer sentado sobre dois troncos de bananeira amarrados um ao outro em uma espécie de trenó, chegando a velocidades próximas aos 80 km/h!

Outra prova curiosa é o Tau’a, também no vulcão Rano Raraku. Ao invés de correr, pedalar e nadar, os participantes atravessam a cratera do vulcão de canoa (Vaka Ama), voltam a nado com uma prancha de totora (Pora) e correm em volta da mesma cratera com dois caxos de bananas sobre os ombros (Aka Venga).

Ainda há muitas outras modalidades de competição durante o festival, como:

- Takona: pintura corporal com elementos naturais;

- Vaka Tuai: recriar um barco tradicional polinésio e, em seguida, ir velejar no mar do Pacífico;

- Hoka Hako Opô: grupos musicais cantam alternadamente letras que não podem ser repetidas;

- Porã: Vestidos com trajes típicos, os concorrentes nadam com um flutuador de totora;

- Titinggi Mahauta: Trajes feitos com a planta Mahuate;

- Riu: em cantos rituais, as equipes contam as lendas e histórias de sua cultura;

As principais atrações da Ilha de Páscoa são suas festas culturais, que promovem seus costumes ancestrais por meio de canções, danças típicas, vestimentas e outras tradições antigas.

Gostaria de conhecer e desfrutar dessa cultura mística e milenar? O melhor hotel da Ilha de Pascoa é o hotel Hangaroa Eco Village & Spa sendo o único hotel 5 estrelas da Ilha ele te acolhe e introduz a essa rica cultura a cultura Rapa Nui !

A filosofia do Hangaroa Eco Village & Spa é baseado no conceito Kainga, que carrega um profundo respeito pela Mãe Terra Rapa Nui, nutre fisicamente e espiritualmente para o mundo que está conectado com ele. Esta relação nos move para cuidar de seus recursos naturais e culturais, a fim de contribuir para a sua preservação e desenvolvimento para as futuras gerações de Rapa Nui.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page