top of page

Termas Puyehue, Um Resort 5 Estrelas Completo no Chile

O Termas de Puyehue Wellness & Spa Resort fica na borda de um dos maiores parques nacionais da América do Sul, rodeado por inúmeros tesouros naturais do Chile como vulcões, florestas, montanhas e lagos brilhantes.

Puyehue encontra-se na linda Região de Los Lagos, a apenas 23 km da fronteira com a Argentina e com voos diários partindo da capital Santiago até Puerto Montt (1 hora e 45 minutos de trajeto) ou até Osorno (1 hora e 30 minutos)

É muito fácil chegar ao Termas Puyehue: Para quem está de carro na região de San Carlos de Bariloche, na Argentina, basta seguir o caminho por Villa La Angostura, bordear as vistas inesquecíveis do Lago Nahuel Huapi e depois cruzar a Cordilheira dos Andes, o trajeto total leva menos de 3 horas. Quem está visitando Puerto Montt ou Puerto Varas no Chile, pode, além de se locomover de carro, utilizar um ônibus até o Aeroporto Carlos Hott Siebert em Osorno e lá pegar o transfer gratuito até o Termas Puyehue. Não esqueça de, antes de utilizar esta opção, entrar em contato com o resort para verificar os horários e disponibilidade do traslado.

Nós optamos por voarmos de Santiago até Osorno. Dica: Reserve a janela do lado esquerdo do avião para poder acompanhar a evolução da Cordilheira dos Andes durante todo o trajeto e se maravilhar com os lagos e vulcões do Parque Nacional Puyehue, nomeado pela UNESCO como reserva da biosfera e santuário da natureza.

O Termas Puyehue conta com dois pacotes de hospedagens denominados “Experiencia” e “Sueña”. O Sueña contempla a habitação, café da manhã e acesso às três piscinas termais, já o Experiencia soma a isto todas as refeições, open bar e diversas atividades indoor e outdoor.

Recomendamos o pacote “Sueña” somente para quem vai pernoitar no resort, para quem deseja ficar 2 dias ou mais o “Experiência” é, com certeza absoluta, a melhor relação custo benefício.

Bom, como você pode imaginar, hospedar-se em um resort 5 estrelas com all inclusive e open bar na Patagônia Chilena pode não ser tão barato, por isso é importante ficar de olho nas ofertas aqui: joaoaraujopromocao.com/puyehue-1

Porém, se você está com um orçamento muito apertado para passar um longo período no hotel a dica é adquirir um DayPass, assim você pode passar o dia inteiro usufruindo das instalações do resort com direito a café da manhã, almoço, acesso livre às três piscinas termais do complexo e toda e área do parque. As tarifas estão aqui: https://www.puyehue.cl/daypass-puyehue/

As opções de hospedagem são:

> Quarto Superior com Vista para a Floresta: Com cama de casal ou duas camas individuais

> Quarto Superior com Vista para o Lago (a opção que escolhemos): Com cama de casal ou duas camas individuais e possibilidade de cama extra. Possui varanda.

> Quarto Junior Suítes: Duplex com sofá-cama e banheiro privativo no primeiro andar e suíte no segundo andar.

> Quarto Suíte de Luxo: Com sala de estar, dormitórios separados e banheiros privativos

> Quarto Suíte Familiar: Com opção de 2 ou 3 dormitórios, terraço ou varanda e 1 ou 2 banheiros privativos.

Nosso quarto estava equipado com cama king-size coberta por lençóis de fios egípcios, bom espaço para circulação e organização, além de mesa e cadeiras na varanda.

Quem opta pela hospedagem no Programa Experiencia Puyehue tem grátis duas garrafas de água (repostas diariamente), frigobar liberado (reposto a cada 3 diárias), cafés e chás (repostos a cada 3 diárias).

Adoramos o banheiro com uma grande bancada de mármore, ducha com fácil regulagem e ótima pressão, banheira e amenities de excelente qualidade. O secador de cabelos é de padrão intermediário, com tamanho pequeno e potência média.

Dica: As tomadas elétricas ficam atrás dos criados mudos, ao lado da cama, e seguem o padrão chileno com três furos paralelos. Os plugs com dois pinos que utilizamos por aqui funcionam normalmente. Para utilizar plugs com 3 pinos no padrão brasileiro são necessários adaptadores.

A limpeza e o serviço diário são de excelência, os funcionários, super educados, cumprimentam a todos os hóspedes pelos corredores e estão sempre prontos para ajudar. Diariamente recebemos chocolates na abertura da cama e no primeiro dia fomos surpreendidos com uma seleção de brownies, chocolates e frutas no apartamento.

Durante a nossa estadia houve a troca para o horário de verão no Chile, e a informação chegou na noite anterior para que nenhum hóspede tivesse problemas.

O prédio foi desenhado em 1907 e acabou tornando-se em um hotel em 1945. O impressionante é que a estrutura que possui mais de 110 anos e sofreu inúmeras mudanças como um incêndio nos anos 1950 e a ocupação pelos militares durante a ditadura chilena nos anos 1960, ainda mantém seu estilo clássico original. É acolhedor e muito espaçoso.

A mistura rústica entre as pedras bem colocadas e a quantidade enorme de madeira, somadas ao desenho da mansão – que privilegia as curvas e os espaços amplos – faz deste um dos hotéis clássicos estilo fazenda mais bonitos do mundo.

Ao todo são disponibilizados quatro bares e dois restaurantes. Praticamente todas as refeições concentram-se no restaurante estilo buffet chamado de Los Troncos, aqui são servidos o café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar.

O ambiente é confortável, todo de madeira, com ótima iluminação, bom distanciamento entre as mesas e possibilidade de criar espaços para grandes grupos.

Nossa parte preferida do restaurante foi a área envidraçada com vista para o lago, fizemos todas as refeições neste espaço e algumas vezes fomos surpreendidos com visitantes ilustres como os pássaros que habitam as florestas ao redor do resort.

O café da manhã é servido entre 7:30 e 10:30. Esta é a única refeição presente em todos os pacotes de hospedagem e caso o hóspede tenha a necessidade de sair mais cedo por qualquer motivo pode pedir no dia anterior que seja feito um lanche para viagem.

Os almoços acontecem sempre entre às 12:30 e 15:00. Recomendamos aproveitar todas as delicias do espaço "Del Huerto a tu Mesa", que traz ceviches, carpaccios com lâminas finas de salmão ou peixe branco e uma grande variedade de verduras e vegetais orgânicos cultivados no próprio Termas Puyehue ou por produtores locais.

O Chá da Tarde, servido entre às 16:30 e 18:00, é uma versão menor do café da manhã e privilegia os pães e tortas. Nossa dica aqui é experimentar o suco natural de Chirimoya, uma fruta em formato de coração e polpa branca, que lembra muito a graviola. O suco é clarinho, encorpado, bem doce e levemente ácido.

Os jantares no restaurante Los Troncos acontecem sempre entre às 20:00 e 22:00 e o formato em que é servido além do estilo de comida se parece bastante com o almoço. Para quem deseja uma experiência diferente no jantar recomendamos o "Restaurante Italiano Olivia Nova" que fica no salão que antecede o Los Troncos. Aqui o horário de atendimento é o mesmo, entre às 20:00 e 22:00, mas é necessário fazer reserva com antecedência, de preferência durante o café da manhã com o maître porque a quantidade de lugares é reduzida. Nenhum valor extra é cobrado para jantar aqui (faz parte do pacote Experiencia).

Além de ter um ambiente exclusivo, os jantares no Olivia Nova apresentam pratos à la carte e uma grande variedade de entradas bem elaboradas com ingredientes nobres.

As refeições são sempre acompanhadas de água (com e sem gás), cerveja, sucos diversos e vários tipos de vinhos, tudo livre, incluído no pacote all inclusive (Experiencia).

Recomendamos o Carménère da Château los Boldos (uma das mais clássicas vinícolas da região de Requinoa, província de Cachapoal), nosso vinho favorito durante esta viagem.

Das coisas que mais pesaram para definirmos o Termas Puyehue como um dos all inclusive de melhor relação custo x benefício da America do Sul o excelente open bar se destacou. São 4 bares no total, um junto a pista de boliche, outro junto as piscinas, o terceiro, chamado de Bar Lounge fica no segundo piso, próximo ao salão de jogos e funciona das 11:00 às 19:00 e o mais disputados dos bares é o Del Pescador, que fica em frente ao restaurante Olivia Nova e abre diariamente entre 19:00 e 01:00.

A carta conta com 23 bebidas como Pisco Sour, Manhattan e Tequila Sunrise, 5 tragos sem álcool, além de muitos digestivos, martinis, bitter, licores e cafés especiais.

Um dos espaços mais celebrados e desejados pelos hóspedes é o SPA, que disponibiliza muitas opções de tratamentos e mimos.

Entre as especialidades mais destacadas estão as massagens com pedras vulcânicas quentes, as drenagens linfáticas e até mesmo a exótica massagem relaxante com azeite de canábis. Nós experimentamos e foi maravilhosa!

Entretanto, as áreas mais desejadas e visitadas do resort são, sem dúvidas, as piscinas termais com temperaturas entre 30ºC e 40ºC. Como a região do Parque Nacional Puyehue possui muitos vulcões a natureza criou as condições perfeitas para que estas águas termais tenham inúmeros benefícios para a saúde, brotando pura e natural desde o interior da terra.

São 3 piscinas no total (aqui chamadas de “piletas”). A primeira é fechada, super ampla, sem vento e que consideramos ser a mais bonita de todas, possui áreas com hidromassagens e até uma piscina de água gelada para quem deseja um “choque térmico”.

A segunda piscina é semi olímpica e semi aberta, tem uma boa proteção contra os ventos e é excelente para nadar. Quando o clima está favorável este espaço se torna um dos mais agradáveis do resort devido às confortáveis áreas de lazer nas laterais.

A terceira piscina é completamente aberta em um espaço com cara de parque aquático, tornando-se a preferida entre as crianças. Além de algumas hidromassagens, essa piscina possui toboágua e chafarizes.

A região de Los Lagos no Chile costuma ter uma grande variação climática (principalmente durante o inverno), pensando nisto o Termas Puyehue Wellness & Spa Resort disponibiliza um grande leque de opções de atividades indoor.

Tudo começa na bancada de informações que fica na área próxima aos restaurantes, o horário para agendamento de atividades é das 9:30 às 20:00 e todos os dias são disponibilizadas diferentes opções internas e externas que podem mudar de acordo com o clima.

O entretenimento interno tem Bowling, que funciona entre às 16:00 e 23:00 com área de clube profissional, completamente automatizado e 6 pistas.

A Sala de Jogos fica no segundo piso abre das 09:30 às 23:00 e não necessita agendamento. Além de hockey de mesa, sinuca, ping pong e até mesmo "amarelinha" este espaço disponibiliza uma grande TV e confortáveis puffs para que os hóspedes possam assistir aos seus esportes favoritos.

Outra atividade que nos surpreendeu foi o Mini Golf. Apesar da aparência simples da pista, as elevações e os buracos em pontos estratégicos geram um bom nível de dificuldade e garantem a diversão por horas, ainda mais quando reúnem-se grupos animados na disputa.

Geralmente às sextas, sábados e domingos um Bingo é realizado no segundo andar à partir das 22:00, os prêmios são sempre garrafas de vinhos e espumantes ou então brindes variados para os menores de idade. Adoramos nos divertir jogando e dando boas risadas com o concurso de Karaokê que sempre ocorre depois da brincadeira.

Fique atento aos campeonatos e suas diversas modalidades, é uma ótima forma de fazer novos amigos.

Além dos itens disponíveis mediante a agendamento existe o Kids Club, que funciona entre às 11:00 e 23:00 e conta diariamente com uma série de atividades lúdicas e estimulantes para crianças de 4 a 11 anos, sempre supervisionadas pela equipe de profissionais do Termas.

Estando na borda do Parque Nacional Puyehue, uma das maiores reservas biológicas da América latina com mais de 100 mil hectares de superfície, é fácil encontrar trilhas de diferentes extensões e níveis de dificuldade e paisagens que vão desde rios, cachoeiras, lagos e até vulcões que podem entrar em erupção a qualquer instante, aliás, o nome Puyehue ficou muito famoso no ano de 2011 quando a erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle causou o caos total na Patagônia fechando o aeroporto de San Carlos de Bariloche na Argentina por diversos meses.

As cinzas desta erupção chegaram até a Oceania e atingiram várias cidades da Argentina, Uruguai e inclusive do Sul do Brasil causando diversos tipos de problemas.

Agora esta região está super tranquila e suas belezas naturais continuam causando suspiros aos turistas que chegam de todas as partes do mundo à Patagônia Chilena em busca de atividades que só são possíveis de se fazer por aqui.

Mas é justamente por posicionar-se em uma área com tamanha diversidade natural que o Termas Puyehue está sujeito a um microclima próprio, que pode mudar em minutos de céu azul e sol brilhante para chuvas, ventos e baixas temperaturas.

Ficamos hospedados aqui por 9 dias no mês de agosto de 2017 e choveu durante todo o período, mas nem por isto deixamos de realizar as atividades externas, com tantos anos de tradição o pessoal do resort está preparado e sabe lidar com todas estas variações climáticas.

Indicamos muito que você faça a caminhada em Anticura. O Termas disponibiliza o passeio até duas vezes por dia, dependendo do clima, a duração total é de aproximadamente 2:30 e o preço fica em CLP 15.000 (cerca de R$ 80,00) para adultos e CLP 7.500 (cerca de R$ 40,00) para crianças entre 5 e 11 anos. (Valores em 09/2017)

A primeira parte do trekking vai em direção ao Salto de La Princesa, uma caminhada com cerca de 900 metros de extensão e dificuldade leve. Opróximo destino é o Salto Del Indio, um caminho mais plano e mais curto que o anterior, o nome da cachoeira veio de uma história antiga que conta que um grupo de indígenas fugiram das investidas dos espanhóis se escondendo atrás destas quedas.

Durante toda a trilha caminhamos sobre a areia vulcânica (resultado da erupção que falamos mais acima) e aprendemos muito sobre a floresta.

A cavalgada é uma atividade que acontece o ano todo, praticamente todos os dias e dura cerca de 2 horas. As saídas são às 10:00 e às 14:00 e é indicado para maiores de 12 anos.

O trajeto percorre a parte dos fundos do resort, esta área extensa é utilizada para a criação do gado de propriedade do grupo que gerencia o próprio hotel. Ao todo são mais de 3 mil cabeças.

O tempo médio do percurso completo é de 1:30 entre subidas e descidas que os cavalos fazem praticamente sozinhos, na metade do caminho paramos para admirar as corredeiras chamadas de Los Rápidos.

Passeios com bicicletas podem ser feitos individualmente ou em grupos guiados com os profissionais do resort. Tudo é grátis para quem optou pela hospedagem All Inclusive ou adquiriu o Day Pass, os capacetes são emprestados na área de reserva dos tours. As trilhas são bem sinalizadas e a dificuldade dos trajetos vão de fácil a moderado.

Outra atividade externa que indicamos muito a todos que forem passar um período no Termas Puyehue que façam a caminhada pela propriedade do resort. Os passeios também podem ser em grupos guiados, geralmente com saída às 10:00 e às 14:00, ou individuais.

O trajeto é super bonito, e dura cerca de duas horas. A primeira parada é na antiga turbina, que hoje, mesmo desativada, é um cenário bem legal para fotos. A trilha continua por meio da mata, seguindo as corredeiras, em contato direto com a natureza. O ponto final do passeio é no "Los Rápidos", o mesmo que conhecemos no passeio à cavalo.

Mais um passeio indispensável para quem permanece um tempo nesta região é percorrer as margens do Lago Puyehue. Este não é um tour regular do Termas, geralmente é feito com carro próprio ou alugado ou então agendando de forma privativa com o hotel. O trajeto leva cerca de 10 minutos, mas como o lago é bem grande fica a seu critério estender o passeio por horas entre as várias praias pedregosas.

Dicas de Vestimenta e Acessórios:

Pode parecer clichê, mas recomendamos você levar tudo o que tiver de mais quentinho em seu guarda roupas para esta viagem: Casacos, cachecóis, calças confortáveis... Se você possui roupas impermeáveis não esqueça de colocá-las na mala, assim como segundas-peles, fleeces e corta-ventos.

É importante não esquecer do traje de banho, afinal de contas você estará hospedado em um dos melhores resorts de águas termais da América do Sul.

Protetor solar, óculos de sol, luvas, sapatos ou botas para trilha e neve também são indispensáveis, mesmo em dias frios e nublados o sol refletido na neve pode queimar até mais do que na praia.

Para esquiar ou fazer caminhadas pelas montanhas nevadas você pode alugar todo o equipamento nos centros de esqui, fica mais fácil (não precisa transportar) e também mais barato para quem não tem o costume de passar longas temporadas em lugares frios.

O Termas Puyehue Wellness & Spa foi uma experiência única, muita natureza, um descanso para a mente, corpo e alma. Não sabemos dizer se foram as águas termais, as caminhadas em mágicas florestas milenárias, o tratamento renovador no SPA ou as vistas impressionantes para o Lago Puyehue, só sabemos que foi inesquecível e inspiradora.

 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page